Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kuromatsu chuhin

+4
David Carvalho
Mario Eusebio
Pedro Nascimento
Pedro G C Almeida
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 07, 2011 3:28 pm

Olá Pessoal,

Mário, só agora que vim actualizar é que me apercebi de que nunca te respondi em público. Vai agora, mais vale tarde que nunca. Smile

Essa parte do tronco mais recta é na verdade uma ilusão óptica. Existe algum movimento na direcção do observador, que embora não sendo muito dramático é o suficiente para que não se tenha aquela sensação de que aquela parte do tronco segue a direito. De qualquer forma, levei isto em conta quando fiz a segunda estilização durante o fim de semana (vê abaixo).

Neste momento, julgo ser apropriado recapitular e mostrar a evolução da árvore.

Antes de qualquer trabalho, Março de 2010:
Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_f4964cf1

Após a primeira estilização, Março de 2010:
Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_af13ae13

No final da primeira época de crescimento comigo, Outono de 2010:
Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_c1723028

Após a segunda época de crescimento e segunda estilização, Outono de 2011:
Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_10dd78f1

A frente entretanto já foi mudada, um pouco mais para a direita. Mas nesta fase, há sempre incerteza em relação à frente e não estou muito preocupado com isso. Tenho uma barra de ferro a puxar o sashi-eda para trás, mas não se vê na foto. Com o tempo, julgo que o vou conseguir mover facilmente mais para trás e a frente da foto ficará mais aceitável, mas como disse a questão está mais ou menos em aberto: há uma gama de ângulos com amplitude de 15º que produzem frentes adequadas.

Comentários e sugestões são muito bem vindos. Smile

Cumprimentos,
Pedro


Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Nov 09, 2011 4:36 am

Viva Pedro,axo que sei porque ninguem comentou até agora Smile pois eu também estou igual,sem palavras Laughing Shocked
gostei desta ultima intervenção,principalmente com o trabalho limpo na aramação,axo que tem tido uma evolução nutória neste curto espaço de tempo Twisted Evil
obrigado pela partilha,falas numa barra de ferro a puxar o sashi-eda para trás,podes mostrar uma foto do promenor desse trabalho?
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Márcio Meruje Qua Nov 09, 2011 10:19 am

Pedro,

Bom trabalho, parabéns !

Há possibilidade de ver os restantes lados ? A base parece, pela foto, que estreita ligeiramente na base, é ilusão de óptica ou é mesmo assim ?


Abraço,
Márcio meruje
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Qui Nov 17, 2011 11:05 am

Viva Pedro!

Já falamos muito sobre este kuro "in private" Smile eu continuo a gostar da árvore mais baixa e com a frente a apontar para o vértice direito do vaso Wink

O sashi eda ficava melhor posicionado e o ápice ficava na zona do segundo ramo da direita Smile, que achas?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Nov 25, 2011 8:43 am

Olá Pedro, Márcio e Mário,

Obrigado pelos vossos comentários! Smile

Pedro: obrigado pelo encorajamento. Smile O trabalho da barra de ferro é muito simples, não há ali nada de especial. Vou ver se consigo fazer um vídeo no fim de semana e tirar algumas fotos de pormenor para mostrar o que foi feito e como foi feito.

Márcio:

Há possibilidade de ver os restantes lados ? A base parece, pela foto, que estreita ligeiramente na base, é ilusão de óptica ou é mesmo assim ?

Como disse acima, vou fazer um vídeo por estes dias. O efeito que referes é ilusão de óptica acentuada pela saída do sashi-eda de um sítio esquisito: parece que vem do meio do tronco. Decidi ajustar a frente depois de uma conversa com o Mário com o objectivo de corrigir estes problemas. Vou mostrar o resultado com o vídeo e as fotos novas.

Mário:

eu continuo a gostar da árvore mais baixa e com a frente a apontar para o vértice direito do vaso Wink
O sashi eda ficava melhor posicionado e o ápice ficava na zona do segundo ramo da direita Smile, que achas?

Eu continuo a achar que não resulta e parece-me que vais mudar de opinião quando vires o vídeo. Wink

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Nov 25, 2011 10:41 am

Viva Pedro!

Smile Fico a aguardar!!! Acho que no fundo será mais uma teimosia minha Smile pois acredito que resultará bem com design mais alto Wink


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 21, 2011 2:44 am

Olá Pessoal,

Depois de muito tempo, aqui vão as fotos prometidas.

Pedro, esta é para ti:

Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_e183b048

Não é nada de especial, apenas fixei uma barra metálica de maneira a poder usá-la como ponto de ancoragem para um tensor que puxa o sashi-eda na direcção que me parece mais correcta.

Mário, não deu para fazer vídeo, mas fiz isto:

Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_aa3ae866

Por acaso na foto resulta melhor esta frente do que ao vivo... se calhar continuas não muito convencido. Se a árvore fosse mais pequena, na próxima semana já a discutíamos e se calhar trabalhávamos qualquer coisa... Wink

Finalmente, uma actualização da frente. Fiz pequenas alterações:

Kuromatsu chuhin - Página 2 Th_e36b352f

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Pedro Nascimento Qua Dez 21, 2011 2:58 am

viva Pedro*
estou a gostar do caminho que este pinus tem seguido Smile
obrigado pela foto da barra Wink
boa continuação,1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Mar 31, 2012 3:40 pm

Viva!

Bem, há árvores que acabam por me vir parar ás mãos, resultado da boa amizade que tenho com o Pedro e das trocas que temos vindo a fazer e esta foi mais um bom exemplo disso. Obrigado Pedro!

É uma espécie que não tinha e que por ser uma das mais carismáticas para bonsai, mal surgiu a hipótese para a troca, fiquei muito contente.

A história anterior está bem explicita nos "post" anteriores e também a minha opinião, mas de facto a árvore é maior que o que pensava e não dá para fazer shohin, mas não estou nada arrependido, pois a árvore é boa e gostei muito do resultado das alterações.

O sashi-eda que não me agradava, pois tinha uma posição de saída que era um pouco forçada. Além disso, tinha uma primeira curva muito pronunciada, mas depois o resto do tronco não tinha muito movimento.

Aproveitando uma das quartas-feiras habituais do nosso grupo da "tertulia" e com a presença do Guido, um experiente praticante e membro do Clube Alemão de Bonsai, que veio passar uns dias a casa do Sr. Graf, fizemos várias simulações para um "restyling" e acabamos por escolher outra frente, a antiga lateral direita.

Dias depois num sábado com um workshop informal com o Guido, fiz as alterações que idealizamos, cortei o sashi eda antigo na esquerda e ficou o sashi eda no ramo da direita, mais compacto e numa posição ideal de saida no tronco. Além disso a primeira curva ficou mais harmoniosa e o tronco daí para cima ganhou mais movimento ao mesmo tempo que consegui baixar um pouco a altura da árvore que é de momento de 37 cms. Foram aramados de novo os ramos principais para recolocar na posição e foi usada uma tala para conseguir recolocar o tronco.

O Resultado é, para já, este:

Kuromatsu chuhin - Página 2 IMG_0076

Opiniões e sugestões?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Dom Dez 02, 2012 11:36 am

Viva!

Aqui está esta árvore uns meses depois, já com o mekiri, metsumi e selecção de brotes!

Em breve deverei conseguir retirar a vara de ferro que foi usada para mudar a inclinação do tronco!

Kuromatsu chuhin - Página 2 Bonsai6731

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kuromatsu chuhin - Página 2 Empty Re: Kuromatsu chuhin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos