Goyomatsu de Taisho-en

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Goyomatsu de Taisho-en

Mensagem  Pedro G C Almeida em Seg Nov 08, 2010 11:19 am

Olá Pessoal,

Um pinheiro silvestre recentemente mostrado pelo Márcio fez-me recordar um pinheiro branco japonês que, na minha humilde opinião, é uma das melhores árvores de Taisho-en. A fotografia segue abaixo:



Estão todos convidados a falar sobre a estética desta árvore. Venha daí debate. Very Happy

Cumprimentos,
Pedro

_________________
http://koyobonsai.blogspot.com/

The shroud of the dark side falls
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 38
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Goyomatsu de Taisho-en

Mensagem  Pedro Nascimento em Ter Nov 09, 2010 4:36 am

viva*
simplesmente adóro a árvore e não lhe tocava em nada para a alterar mas depois do Márcio ter mencionado no tópico do seu belo pinus sylvestris aquele pormenor do primeiro ramo da direita que sai de uma curva desta árvore e que eu também gosto de ver Smile ,gostaria de ouvir outras opiniões acerca desse aspecto Smile
abraços...
avatar
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 40
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  David Carvalho em Ter Nov 09, 2010 10:36 am

Olá,

Este Pinheiro é sem dúvida alguma fantástico, não será certamente a minha árvore "favorita" de Taisho-En do que vi até hoje mas isso já é uma questão de gosto pessoal. Acho que acima de tudo este pinheiro é uma árvore que desafia muitas opiniões e é isso que a torna especialmente interessante.

Muitas opções estéticas tomadas aqui são na maior parte dos casos aceites primeiro porque a árvore é Japonesa, segundo porque de alguma forma tem ali a mão do Urushibata e terceiro porque a execução estética/técnica é literalmente perfeita.

Muito provavelmente se esta fosse a árvore do Márcio ou de qualquer um de nós, existiria muita gente a criticar certas opções estéticas que foram tomadas, muitos não pensariam duas vezes antes de mandar abaixo o ramo mais próximo da base, ou mesmo os 2 primeiros ramos, muitos questionariam os ramos mais rectos da base, muitos outros jamais escolheriam uma kurama como vaso devido ao angulo em que a árvore está plantada entre 1001 possíveis críticas, onde algumas até poderiam ser válidas...outras talvez não.

Mas olhando a árvore que demonstra tamanha maturidade e no estado avançado que está tudo faz sentido e a mais pura das verdades é que ao olhar para ela fico hipnotizado pela beleza de tal forma que qualquer crítica me parece não fazer sentido Smile mas muito provavelmente eu nunca tive uma crítica para lhe fazer Wink

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 37
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Goyomatsu de Taisho-en

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Nov 10, 2010 4:10 am

Viva!

Eu subscrevo totalmente a opinião do David !

Acrescentando apenas um ou dois pontos. Não se trata de ser o Urishibata ou não....trata-se do "caminho" que fez até chegar a este nível! Pois concerteza que a maior parte do seu percurso não passou pelas mão dele!

A grande mais valia desta árvore está na sua ramificação desenvolvida ao extremo, onde está bem presente o "mochicomi" necessário para se chegar a este resultado...Esta árvore tem muitos anos de cultivo, por isso os "pseudodefeitos" são abafados pela soberba ramificação.

O que tenho visto na Europa e sobretudo nós aqui, é que por vezes, (também devido á nossa juventude na arte) apostamos tudo em troncos XPTO com os ramo primários todos "by the book" e esquecemo-nos do essencial, a maturidade da ramificação!

Já por diversas vezes disse isto, se folhearem os livros da Kokufu, a grande maioria das árvores tem troncos perfeitamente normais e a grande diferença reside nas sua copas, com um ramificação que só o tempo e muita dedicação podem criar!

Ás vezes investe-se demasiado esforço em "chocar" as pessoas com grandes trabalhos de madeira morta, troncos todos retorcidos e depois temos lá umas coisas dependuradas as quais queremos chamar ramificação e esquecemos que o impacto está na serenidade e simplicidade que um pinheiro destes pode transmitir! Como já foi dito , passa muito pelo wabi-sabi!

Por exemplo...tirem o primeiro tronco pequeno do lado esquerdo!? Vejam a diferença brutal na imagem global, que uma coisa tão infima no volume da árvore, pode causar. Sem esse ramo a imagem muda radicalmente ficando a meu ver em causa o equilibrio global da árvore!

Afinal, o que será o Wabi-Sabi Wink!

Fica aqui, em primeira mão, prometido um artigo de um especialista para ser publicado na secção de artigos!


_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Goyomatsu de Taisho-en

Mensagem  Miguel Costa em Sex Nov 12, 2010 3:48 am

Estou totalmente de acordo com o que já dito.
Trata-se de uma árvore muito próxima da sua forma final e com elevado nível de maturidade. Very Happy
Falando agora numa possível alteração do desenho, eu fazia um jin "pequeno" do 3º tronco e levantava o 2º.
Fazia esta alteração porque acho que: o 2º tronco tem mais carácter do que o 3º que, dos 3, parece ser "o filho que apareceu depois na menopausa" (não consigo arranjar expressão melhor); desta forma iria criar-se um bom efeito com um espaço vazio, que poderia ser mais pequeno caso se baixassem os ramos do tronco principal, e o aparecimento do jin daria mais ponto interessante a uma árvore fantástica.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 29
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Goyomatsu de Taisho-en

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum