Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

junipero do carmo

5 participantes

Ir para baixo

junipero do carmo Empty junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Qui Dez 23, 2010 4:23 pm

este junipero provem de viveiro e mais uma vez como sou esquecido Sleep No nao tirei foto do inicio mas depois de umas 6 hors mais ou menos o resultado foi este e peço as vossas opinioes para o meu trbalho realizado e venham dai ideias e tudo mais que diga respito a este pequeno ,desde ja um abraço e a todos um feliz natal santa
junipero do carmo Hpim1025.th
junipero do carmo Hpim1026n.th

junipero do carmo Hpim1027v.th
https://2img.net/r/ihimizer/i/hpim1028.jpg/]junipero do carmo Hpim1028.th[/URL]
]
junipero do carmo Hpim1029k.th

junipero do carmo Hpim1031.th

junipero do carmo Hpim1033t.th



scratch scratch eu ja sei oque talvez pensem, mas,nao sei ainda por aqui as fotos peço desculpa mas alguem me explique tim tim por timtim , edeem ideias para a frente e a vossa sentença abraço.


Última edição por bruno lima em Dom Dez 26, 2010 3:10 pm, editado 12 vez(es)

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  Leonel Martins Dom Dez 26, 2010 1:04 pm

Olá Bruno,

Faz lá um esforço e volta a fazer um upload em condições para que se possam ver as fotos sem ter de clicar no link Very Happy. Como já deves ter visto não existe nenhum tópico neste forum com links como tens.

De resto e relativamente ao trabalho realizado:
1º Na minha opinião reduziste demasiado a massa verde, não irá ser muito fácil a planta recuperar. Digo isto sem saber claro como foste fazendo essa redução e o que pretendes fazer futuramente com a planta.
2º Qual foi a frente escolhida?
3º Porque utilizaste arame tão fino no troço prinicipal, deixando aquele zona completamente recta?

Cumprimentos
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Dom Dez 26, 2010 2:13 pm

quanto a parte recta é muito dura mas tambem ainda nao tentei mesmo mesmo dobrar essa parte,quanto a frente tava a pensar na primeira,ou talvez uma das ultimas mais inclinadas. vou tentar dobrar essa parte sem a partir affraid affraid e depois posto aqui a foto.


Última edição por bruno lima em Seg Dez 27, 2010 5:56 am, editado 1 vez(es)

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Seg Dez 27, 2010 5:52 am

Viva pessoal!
Ora como ainda sou um bocado impaciente já fui aramar mais aquela parte mais recta desta arvore e la a consegui curvar e este é pra ja o resultado ,foi um pouco dificil pois era bastante duro,mas agora só lhe mexo quando passar esta época.
junipero do carmo Hpim1044.th

junipero do carmo Hpim1045.th

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  João Pires Sex Dez 31, 2010 8:18 am

Olá Bruno,
(como me pediste a opinião... então cá vai;) )

Ora bem, estás a começar e estás com entusiasmo e cheio de projectos (dá para perceber pelo fundo das fotos). Isso é o mais importante! Wink . Como todos os principiantes (eu passei pelo mesmo e não foi assim há tanto tempo) vais cometendo alguns erros e algumas precipitações. Mas essa é uma das maneiras de ir aprendendo Wink. Outras passam por recolher opiniões (aqui no forum por exemplo), tentar aprofundar melhor a informação (tens uma tonelada dela on-line) e (para mim isso fez muita diferença) tentar aprender com quem sabe mais. Como já disse o Pedro noutro tópico, tens as reuniões do Clube do Porto perto de ti e se estiveres para aí virado existem várias escolas e profissionais onde e com quem podes evoluir com mais segurança. Existem também vários workshops durante o ano que podes frequentar... enfim, isto que estou a dizer não substitui a troca de informação no forum... são coisas diferentes e complementares Wink.
Quanto ao projecto, deixa-me lá comentar uma ou duas coisas que podias ter feito melhor. Como já foi referido pelo Leonel, limpaste muito a árvore. A técnica correcta é muito difícil de explicar assim só por paravras... tens um bom video do Gram Potter no youtube... mas ao vivo, uma pessoa que saiba consegue-te explicar bem a coisa em 10 minutos. Ainda assim, pensa que no futuro vais querer a energia da árvore toda equilibrada, ou seja, os leques de escamas todos do mesmo tamanho e com o mesmo vigor. Se deixares só os muito fortes (que foi o que fizeste) em vez de distribuíres a energia pela árvore, concentras toda só em 3 pontos... é muito violento... a árvore provavelmente não morre (se a deixares em paz por agora Wink ) mas vai certamente rebentar com pontas fortes demais nesses sítios... vai quase de certeza dar agulhas de stress... e vai ser mais difícil trabalha-la por uns tempos (até ela conseguir voltar a equilibrar as coisas de novo).
Depois, o arame. Isso é arame de cobre? onde é que o arranjas?... lol... o cobre é um pouco mais difícil de trabalhar que o alumínio. A espessura certa, a maleabilidade, a força, são mais difíceis de distinguir entre espessuras. Isso talvez explique o "monte" de arame que foste acrescentando até conseguires dobrar. O que torna o trabalho mais difícil e inestético. As voltas estão muito "juntas"... O alumínio é bem mais fácil. Mas se só tens cobre... então olha, usa o que tens Wink .
Agora a parte boa. Mostras neste trabalho algumas intenções "positivas" que são o mais importante no começo Wink . Já percebeste a história de ter que haver movimento... dinâmica... 3 dimensões... Boa! Se tivesses feito melhor os pontos que referi em cima, com certeza, que conseguirias melhores resultados Wink
Ainda assim, parabéns por teres avançado e isso é o mais importante nesta fase. Espero não ter estar a desanimar com este comentário... mas olha, deixa lá ver se eu encontro aqui uma foto para ver se animo... cá está ela!
junipero do carmo 2-1
Este foi um juniperus que fiz quando estava a começar como tu. A alegria que me deu! Chegava a sonhar com a árvore... hehe... depois veio outro e mais outro e as coisas aos poucos foram saindo melhor Wink
Por isso, o conselho que te posso dar, é que deixes o "Junipero do Carmo" descansar por uns tempos (que bem precisa) e que, pensando nestes pontos que referi, comeces outro (já me disseste que tinhas outros em vista Wink ). Chamemos-lhe o "Junipero do Carmo II".

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Sex Dez 31, 2010 9:54 am

Viva Joao
Obrigado pela tua opiniao ,o cobre arranjo nas obras por onde ando, peço aqui e ali, ate estou a ficar com pouco,lol Sad ,a tua opiniao nao me desanima nem um pouco ,pelo contrario ainda me da mais animo,nao te conheço pessoalmente mas mas as tuas opinioes e as de todos para mim sao muito importantes, obrigado a todos pessoal e boas entradas cheers cheers cheers cheers bounce cheers

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 04, 2011 2:49 am

Viva Bruno!

Deves ter muito em atenção as sábias palavras do João, está escrito tudo o que precisas de saber!

A árvore ficou muito depenada e pode fazer retrocesso! Os juniperus, ao contrário do que se julga inicialmente, pois são as árvores com que toda a gente se inicia, não são nada fáceis e o seu cultivo tem de ser cuidado, caso contrário perderás muitas árvores, eu também as perco Wink!

Deixa agora a árvore descansar e recuperar durante pelo menos uma estação de crescimento, depois pensa novamente na questão estéctica!

Em relação á questão do arame! Que mal te pergunte, costume queimar o cobre para ele ficar mais mole e maleável?



Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Qua Jan 05, 2011 5:07 am

Obrigado ppela opiniao e
sim queimo cobre primeiro.
Abraço.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  Nelson Lopes Qua Jan 05, 2011 12:20 pm

Já agora:
como é que queimam o cobre?! Já tenho ouvido falar disso, mas não estou a ver como...

Tenho utilizado cobre em projectos mais robustos (pinheiros e juniperos) mas em ser "queimado".
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jan 05, 2011 2:08 pm

Viva Nelson!

O cobre tem que ser queimado, quando ainda não o foi...o cobre que compramos normalmente ainda não foi...mas se for numa casa de bonsai, acredito que já o tenha sido!

Queima-se o cobre para ficar mais brando, depois ao aramar retoma a sua rigidez anterior!

Para queimar é simples, antes do churrasco tradicional Smile, colocas o arame no fogo e quando a chama começar a ficar azul á volta do arame, ele está bom! Depois mergulhas em água e retiras quando estiver arrefecido, está pronto para usar.

Não deves voltar a manipular até aramar, se, por exemplo, o enrolares em rolos mais pequenos, perdes todo o processo, pois ao enrolar vai "aquecer" e "arrefecer", tornando-se novamente rigido.

Por isso é que o cobre é melhor para coniferas(e não só Smile ) no processo de aramação ele "aquece" e depois no processo de colocação do ramo ao "arrefecer " ficará no sitio sem se mexer mais, ao passo que o aluminio é mais elástico, voltando a posições anteriores! Há quem costume dizer que o cobre não ganha "memória" i.e. não volta a posições anteriores!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  bruno lima Qui Jan 06, 2011 5:03 am

Mario quanto ao passar o cobre por agua logo a seguir a queima lo,acho que alguem me disse que ele deve arrefecer lentamente porque o cobre esta a uma temperatura elevada e depois se o arrefeces bruscamente elevai levar uma tempera diferente e acho que nao fica tao maleavel,mas poso tar em erro.
Abraço

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

junipero do carmo Empty Re: junipero do carmo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos