Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

espinheiro

+2
Nelson Lopes
rafael baptista
6 participantes

Ir para baixo

espinheiro Empty espinheiro

Mensagem  rafael baptista Qua Fev 16, 2011 8:43 am

boas a todos, tenho andado um pouco ausente devido a muito trabalho, mas agora com mais tempo volto agora com uma planta que esta comigo desde Setembro....

estava num vaso a meu ver pequeno para a construçao da planta, por isso foi transplantado por estes dias a fim de potenciar um maior crescimento e engrossamento dos ramos...

alguns ramos foram eliminados, pois não faziam parte do desenho que tenho em mente... ainda falta eliminar um que nas fotos aparece mesmo no final dando a impressão de conicidade inversa...

de notar que esta planta apresenta um movimento muito interessante e uma casca muito boa

fiz um pequeno desenho daquilo que poderá ser um futuro para a planta, mas agora a planta esta a rebentar por todo o troco por isso muitos desenhos poderão surgir, lanço então o "desafio" para o pessoal do forum....


espinheiro HPIM1941
espinheiro HPIM1942espinheiro Des

as fotos não são boas devido a maquina e a chuva constante, mas existe o ramo do topo, um ramo que vai direcção do observador e o outro ramo surge por trás....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Nelson Lopes Qua Fev 16, 2011 8:55 am

Olá Rafael,

não sei porquê, não consigo responder no teu blogue. Deve ser o meu explorer aqui no emprego que está muito desactualizado... pede-me o google account e depois: nada!

Quanto a este exemplar concordo em tudo contigo: óptimo movimento, casca bem interessante e o teu desenho está simples mas muito bem conseguido. Um literati assenta bem nesse tronco. Existem de certeza outras opções, mas também foi o que me veio à mente.
Terás é que controlar bem o desenvolvimento dos ramos para ficar simples uma vez que esta espécie tem um vigor daqueles e vai sempre tentar sair desse desenho simplicista.

Estou à procura de um crataegus destes, mas nas zonas ondo os encontro é tudo multitroncos com troncos rectos parecendo lanças. Parabéns por este.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  rafael baptista Qua Fev 16, 2011 9:06 am

boas nelson

bem em relação ao crescimento desta espécie realmente e bem rápido e ainda bem, mas neste momento o que vai ser feito e deixar crescer e engrossar estes tres ramos, depois logo me preocupo com a ramificação


este espinheiro nao foi recolhido por mim, aqui no alentejo tenho andado muito pelo campo e vejo numerosos espinheiros mas nenhum com esta casca e movimento, ja devo ter visto uns milhares em dois anos e nunca vi nenhum com estas características, as condições no alentejo não proporcionam esse tipo de crescimento e casca.... zonas mais montanhosas devera ser diferente a historia....


rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 16, 2011 2:22 pm

Viva Rafael!

Conheço este Smile se não me equivoco, fez uns kms na mala do meu carro...embora não seja minha a árvore Wink!

É da mesma proveniência que 90% dos meus espinheiros, a meu ver um dos melhores spots que conheço de espinheiros e onde levei a pessoa que te "cedeu" a árvore.

São espinheiros com muito carácter á semelhança deste e onde têm uma caracteristica muito interessante! Dão uma floração muito abundante!

Eu gosto da opção que definiste para a árvore, muito light e bastante convincente.

Cuidado com os fungos, são plantas algo sensiveis a fungos.

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Fev 16, 2011 2:46 pm

Olá Rafael,

Várias pessoas falam da casca fantástica, mas eu infelizmente não a consigo ver. Podes tentar publicar fotos com resolução mais alta, para que esses pormenores não se percam?

Quanto à árvore, incomoda-me um pouco o movimento do tronco em arco, é demasiado previsível e torna-se monótono. Não existe outra possibilidade para a frente? Atenção, estou a falar apenas com base nas fotos.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  rafael baptista Qua Fev 16, 2011 6:38 pm

boas a todos

pedro, as fotos no meu blog se carregares aumenta o tamanho, aqui no fórum não consigo, copio o endereço da foto mas depois não da para aumentar... nao sei bem como fazer aqui no forum Sad

em relaçao a outras frentes, posso afirmar que esta planta de todos os angulos dará para conseguir uma frente... eu e que escolhi esta, depois vou tirar fotos de outros angulos....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Rui Fernandes Sex Fev 18, 2011 11:12 am

Olá Rafael.

Estou com Pedro nesta. O arco é bastante penalizador e incomodativo, a meu ver. Talvez optasse por reduzir um pouco até aquela marca (parece-me de corte) que surge no tronco em cima e começasse a construir a partir daí como apresentas no desenho.

Mantém-nos a par da evolução. Smile

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  rafael baptista Sex Fev 18, 2011 11:22 am

boas pessoal

em relação ao arco.... bem para mim e o que mais gosto, da-lhe tridimensionalidade, o arco vai indo em direcção ao observador, nao quero perder movimento de tronco, nao sei se me fiz entender.... mas perçebo o vosso ponto de vista, era um desenho igualmente agradável...

rui fico a espero do desenho.. hehe pode ser que mude de ideias

abr
rafa

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  rafael baptista Sex Fev 18, 2011 12:22 pm

montei um pequeno vídeo.... junçao de varias fotos, as fotos ja sao antigas algumas alteraçoes, dois ramos mais baixos foram retirados visto que secaram.....

http://projectosdebonsai.blogspot.com/2011/02/filme.html

nao consegui passar para o forum... mas fica o endereço

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Rui Fernandes Sex Fev 18, 2011 2:31 pm

Olá Rafael!

bem para mim e o que mais gosto, da-lhe tridimensionalidade, o arco vai indo em direcção ao observador, nao quero perder movimento de tronco

Não tinha reparado que a árvore tinha esse movimento em espiral. É o que dá avaliarmos só pelas fotos. O mais importante nisto é que sejas tu a gostar do desenho final. Very Happy

Quanto ao desenho o artista és tu. Eu não tenho jeito e já cometi o erro de tentar demasiadas vezes para saber que não devo repetir. Razz Mas posso explicar. O desenho da massa verde que fizeste encaixa bem mas apenas sugeria começa-lo um pouco antes, mais ou menos, na secção que fiz referência. Deu para perceber?

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Fev 18, 2011 3:00 pm

Viva Rafael!

Este teu espinheiro fez-me lembrar um outro do Hans van Meer que é uma das minhas árvores favoritas dele.
É uma espécie de literati e aqui fica o link o post do blog dele sobre essa árvore.

http://hans-van-meer.ofbonsai.org/2008/09/28/my-literati-hawthorn-in-bright-autum-colors/

Abraço,

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  rafael baptista Sex Fev 18, 2011 8:05 pm

boas

rui

percebi a ideia claro que sim, estava apenas a "espicaçar" para vir dai um desenho... hehe, claro que eu tenho que ter uma ideia sobre o que fazer a árvore, mas estou a colocar no fórum para que outras pessoas possam ver e poder me dar outros desenhos possíveis.... sei tambem que por uma foto e dificil avaliar a planta... ao vivo e outra coisa...


nuno

não conhecia essa árvore... brutal, grande movimento grande casca, tudo mesmo muito bom.... a minha fica um pouco atrás em termos de movimento e carácter... mas ganha em termo de casca (nao se pode ter tudo)....

para alem de tudo o vaso com esta árvore e a cereja em cima do bolo.

abr
rafa



rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Fev 19, 2011 1:00 am

Olá Rafael,

Vi o teu vídeo e as fotos do teu blog e fiquei esclarecido. A casca é realmente boa! Very Happy

Quanto ao arco, eu acho que é uma característica muito importante nesta árvore, mas parece-me que a tua frente deveria ser uma vista lateral. A frente do vídeo parece-me muito adequada, aí o tronco faz um movimento na direcção do observador que é muito desejável e que atribui profundidade e perspectiva ao design.

Um abraço e vai mostrando o progresso,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

espinheiro Empty Re: espinheiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos