Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinus sylvestris 2

+3
Leonel Martins
David Carvalho
rafael baptista
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Qua Jan 06, 2010 11:12 am

ola a todos

bem este é o meu proximo projecto, o meu terceiro pinus, cada vez gosto mais de trabalhar com esta especie, este vai ser um literati com umas linhas bem simples, vão ver a evolução daqui a uns dias, fico á espera de possiveis projeções




Pinus sylvestris 2 Pinus4


Última edição por rafael baptista em Sex Jan 29, 2010 10:04 am, editado 1 vez(es)

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Sáb Jan 09, 2010 8:51 am

ola a todos, venho aqui mostrar algumas alteraçoes neste pinus.

bem como tinha dito o desenho é bastante simples, o que fiz agora foi forçar ligeiramente alguns ramos e devido ao estado do pinheiro não me atrevi fazer grandes alterações ao nivel dos angulos de saida dos ramos, o desenho a que cheguei vai ser alterado ao longo dos anos, no proximo inverno vou ai sim alterar de um modo mais "agressivo" os angulos de todos os ramos, embora mantendo mais ou menos a massa verde nos sitios que estão hoje (ainda não sei muito bem), o topo ainda tem que ganhar massa verde para preencher muitos espaços vazios, o ramo que "faz" o topo da arvore terá que ter um movimento diferente (será alterado para ficar de acordo com o movimento do tronco). Esta foi apenas a primeira intervenção e espero melhorar esta peça ao longo dos anos, mas por agora vai ficar como está.

de notar que esta peça tem um bom nebari embora na foto não da para ver muito bem, acho que esta arvore irá ter um bom futuro, contudo ainda existe muita coisa a fazer. A pinçagem foi muito ligeira por isso ainda é um pouco desproporcional.

de futuro quando existir mais massa verde fazer uma aramação mais credivel, que o topo se alongue mais para a esquerda, os agulos de saida sejam mais naturais, trabalhar todos os jins (se decidir fazer)

tirei uma foto para vos mostrar mas sem grande qualidade, mais tarde irei tirar mais fotos de varios angulos e fazer um pequeno video, de notar que a foto que aprento não é bem a frente que pretendo mas a foto foi tirada á pressa para aproveitar a luz, garanto tambem que a planta ao vivo e bem mais bonita que esta foto (tenho que aprender a tirar melhores fotos, hehe)

Fico á espera de sujestões a nivel estetico, pois este desenho pode não ser o final...........

Pinus sylvestris 2 22452_1301523707854_1523294821_30797104_1953674_n

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Pessoalmente...

Mensagem  David Carvalho Dom Jan 10, 2010 3:18 am

Olá Rafael,

Pessoalmente não simpatizo muito com este Pinus Sylvestris, o "S" parece-me espaçado e aborrecido, gosto muito mais do teu outro Pinus, com todos os defeitos que possa ter. Smile Atenção que isto é uma opinião pessoal Smile e não invalida em nada o trabalho que realizaste na árvore e que me parece válido Smile

Força com isso Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Leonel Martins Dom Jan 10, 2010 4:27 am

Boas,

Deixo te ai uma possível ideia para minimizar essa curva em S e aproveitar as curvas de saida do tronco.

Pinus sylvestris 2 250qlad

Cumps
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Dom Jan 10, 2010 7:24 am

ola david, percebo perfeitamente o que dizes, alias pessoalmente tambem não me agrada muito a forma do tronco, esta planta no meu desenho não contemplava o ramo que esta à esquerda, no desenho tinha so o topo e o ramo da direita, bem isso era o desenho mas quando começei a trabalhar mudei de ideias, porque a ideia original era fazer uma arvore muito fragil (tal como o seu tronco) com pouca massa verde, a ideia ainda é possivel pois esta peça tem muitos anos pela frente. Mas por agora assim vai ficar ate pelo menos o proximo ano e ate la pode ser que alguem ou eu tenha uma ideia de a tornar melhor.

boas leonel obrigado pelo virtual, mas acho que não é esse o angulo melhor para esta arvore, alias o angulo de saida do solo não vai ser alterado devido ao nebari que considero uma mais valia da arvore, esta planta pode ser forçada e alterar os angulos no proprio tronco pois tratando-se de um pinus é flexivel o suficiente para alterar a sua forma...


fica aqui uma foto que representa uma das possiveis frentes.....

Pinus sylvestris 2 22452_1302374209116_1523294821_30799467_623385_n

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 10, 2010 10:26 am

Viva Rafael!

Bom trabalho a nível da colocação dos ramos!

A planta não me pareceu muito saudável, como estava a nível da dureza das agulhas, é resistente ao toque , pica? Já tenho apanhado algumas surpresas com pinus, pois quando não estão saudáveis ás vezes começam a fazer retrocesso e entregam a alma ao criador! As agulhas têm que estar duras para efecturem em pleno a sua função, em alguns pinus que modelei e cortei algumas agulhas a planta acabou por morrer precisamente por não ter "força" suficiente para arrancar na próxima Primavera!


Em relação ao S do tronco, podes atenuar facilmente com um rotação do vaso, vai criar curvas menos acentuadas!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Dom Jan 10, 2010 10:48 am

bem a planta não estava tão saudavel como o meu outro pinus, mas sim as agulhas estão "duras", alias fiz uns cortes em algumas partes dos ramos e estão verdes e libertam alguma seiva.. um dos ramos que cortei estava morto apesar de estar com massa verde verifiquei uma diferença nas agulhas e ainda não deitou qualquer seiva na zona do corte, por causa do estado da planta é que não fiz uma aramação mais radical. Agora é só esperar que a planta volte em força na primavera.

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 10, 2010 12:04 pm

Viva!

Obrigado Rafael, pelo esclarecimento, efectivamente uma coisa que tenho reparado nos pinus é essa caracteristica da seiva! Normalmente num pinus recolhido se nos ramos que corto nao pingar resina, deficilmente o pinus vai recuperar do stress do Yamadori, mesmo pinus em que a massa de raizes veio com cerca de 70% delas intactas. Deixa recuperar bem Wink!

Ás vezes as agulhas que podem estar resistentes ao toque são as do segundo ano, ou seja as que vieram do monte ainda, mas se as agulhas que abriram nas velas do ano estiverem moles então muito cuidado! Digo isto, infelizmente por experiência própria, pois as agulhas antigas podem criar uma sensação de falsa saúde! Pelo que julgo saber este pinus é de um Yamadori pré Primavera do ano passado, portanto ainda não passou um ano pós recolha e o aspecto da sua folhagem revela muita fragilidade! O tratamento pós recolha é muito importante, o acompanhamento da planta, com um programa de adubação equilibrado irão contribuir para o restablecimento mais rápido do vigor!

Essencial penso que será não mexeres nas raizes nos tempos mais próximos e resguardares a árvore do calor do próximo verão!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Dom Jan 10, 2010 2:50 pm

ola mario

a planta não está muito saudavel, mas tambem não está condenada, a verdade é que podia esperar mais um ano para intervir, mas não é da minha natureza "esperar", é algo que tenho que melhorar. verdade tambem é que acho que só com treino é que podemos evoluir, ou seja, aramar e projectar faz parte dos meus planos para melhorar a minha técnica. Vindo de uma familia de viveiristas e mais tarde tirando o curso de Eng. Agrícola, sinto-me bastante à vontade com a manutenção e tudo o que implica a sobrevivencia de uma planta, contudo esticamente ainda tenho muito para aprender.

O meu interesse pelo bonsai começou acerca de um ano, ainda sou muito verde, e a minha abordagem nesta fase é treinar muito todas as etapas para conseguir bonsai de boa qualidade, ou seja, estou disposto a "sacrificar plantas" para treino e esta foi uma delas e apesar de comprometer a sobrevivencia da planta estou bastante satisfeito com a minha intervenção, claro que pretendo melhorar mas por agora acho que tentei o meu melhor.... Claro que esta intervenção não foi muito stressante para a planta pois só forcei os ramos mais finos e aramei os ramos mais grossos mas de uma maneira bastante ligeira.... Comprendo que nem todas as pessoas tenham a mesma abordagem que eu, alias a minha maneira de trabalhar será um pouco "extremista", mas é a minha e respeito todas as outras formas de abordagem. As plantas que tenho hoje à excepção de duas ou tres não serão as plantas que vou ter daqui as uns dez anos, as plantas que tenho hoje serão as "sacrificadas" para poder evoluir para algo melhor...

em relação a esta planta cada vez mais a minha ideia inicial de não ter o ramo à esquerda toma forma, mas é ainda algo que tenho que pensar (tendo em opinião pessoas que me podem ajudar:"foristas", portanto espero feedback), só não o cortei porque tive medo da sobrevivencia da planta, acho que para garantir a sobrevivencia da planta não poderia reduzir muito a massa verde...

com este texto quero explicar quem sou nesta fase do meu desenvolvimento nesta arte, gostaria tambem de fomentar uma discussão mais activa da parte de todos os foristas registados neste forum, para podermos todos evoluir... Acho que a participação de todos os envolvidos neste forum pode ser muito benefico para o desenvolvimento de todos....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Jan 10, 2010 3:16 pm

boas rafael*
gostei muito da volta que deste a este teu pinus Smile continua Wink
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jan 11, 2010 9:25 am

Viva!

Encontrei esta imagem no Bonsaisur que é um bom exemplo de um dos caminhos a seguir! É uma árvore de Taisho-en!
http://bonsaisur.forumotion.com/aku-en-japon-f1/aku-wa-kara-nihon-4-t200-75.htm

Pinus sylvestris 2 Dscn6616

Que achas Rafael?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Seg Jan 11, 2010 12:57 pm

muito obrigado mario, é mesmo isso, grande inspiração hehe......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Pinus

Mensagem  David Carvalho Sex Jan 15, 2010 10:16 am

Olá Mário e Rafael,

Acho que todos concordam que no futuro, existirá a necessidade de criar algo no tronco principal pois actualmente as curvas são demasiado monótonas, acho que se conseguires resolver isso de forma criativa, será um grande passo para tornar este projecto bem mais interessante.

Agora é deixa-la descansar e recuperar o folgo. Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Qui Jan 28, 2010 9:20 am

ola a todos, o pinheiro parece que despertou, as velas começaram a "inchar" e uma ou duas já rebentaram umas agulhas bastante pequenas e tenras, o pinheiro foi ligeiramente alterado uns dias depois do post original, graças ao vosso auxilio revi algumas coisas, em primeiro lugar o ramo da esquerda é para descartar mas por uma questão de sobrevivência da planta vai ficar este ano, o topo foi ligeiramente "subido", mas os ramos do "topo" ainda não estão nos lugares exactos pois o ramo que vai sair está no espaço onde vai haver futuramente um ramo (não sei se me fiz entender), portanto o que esta aqui ainda esta muito longe da minha ideia mas por agora fica assim, depois no próximo inverno vai ser alterado ligeiramente. Quando fiz a primeira aramação a pressa (o meu pior inimigo) fez com que tentasse logo conseguir um topo credível em pouco tempo, o que se revelou totalmente errado, agora o topo vai por um caminho mais longo contudo acredito que a longo prazo irá ser muito melhor (vamos ver,hehe). Ainda falta muito para chegar "lá", por agora tenho que apostar num bom cultivo para ver se ganho mais massa verde... Ainda existe muito espaço por preencher, apesar de o cultivo de plantas ser a parte mais fácil (para mim), tenho grande dificuldades em relação a coníferas pois sei a teórica mas tenho nenhuma pratica, mas tenho lido bastante e existe um artigo do Morten Albeck muito bom com técnicas que parecem bastante eficazes...

em relação ao tronco penso que no futuro (daqui a uns dois anos) ira ser feito um pequeno shari mas ainda tenho que pensar muito, onde e como faze-lo. Outra coisa que adoro neste projecto é o seu nebari que pelas fotos não dá para ver e a sua madeira morta junto á base, sao os dois grandes pontos positivos a meu ver nesta planta...

o vaso será redondo, escuro, sem esmalte e irregular, mas ainda vai demorar uns anitos a até ser transplantado e até lá eu vou sonhando e procurando o vaso (uma das vantagens de ser um processo moroso)....

mesmo como está eu passo horas a olhar para ela e a par de dois ou tres projectos é uma das que me prende mais atenção na minha pequena colecção...

Pinus sylvestris 2 22752_1319525717893_1523294821_30837368_5070605_n


este bonsai serve-me mais ou menos de inspiração (outra duvida, será que posso mostrar trabalhos de outras pessoas nestes posts sem ter a autorização do dono? gostava que me esclarecessem)



Pinus sylvestris 2 Img_0717


se repararem a distribuição dos dois ramos principais é exactamente igual à minha planta

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jan 29, 2010 8:11 am

Viva!

Eu acho que ganhavas em inclinar a árvore e roda-la um pouco, criavas mais ritmo, reduzias a altura e projectavas a ramificação, dando um maior protagonismo ao "Hanging Branch". Faz um pequeno teste e experimenta inclinares e depois logo vês!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Sex Jan 29, 2010 8:52 am

mario percebo completamente, alias o plano é mesmo esse... com este tipo de vaso tenho sempre medo de o inclinar sem estar completamente seguro (não vá cair), tirei só a foto para ir actualizando... alias como vão os vossos pinheiros, já despertaram ???

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Jan 30, 2010 8:10 am

Olá Rafael.

Já acompanho este tópico ha algum tempo e ao nível da estilização devo dizer que gostei muito da opção estéctica. A imagem é bastante agradável e a linha do tronco é a melhor característica desta árvore. A sugestão do Mário também me parece bem. Haverá concerteza espaço para melhorar mais a árvore mas acho que foi feita muita coisa em pouco tempo e e eu seguiria na linha da sugestão do David Carvalho. Deixa repousar um bocado e recuperar das intervenções.

Se tiveres um pouco de paciência e a árvore resistir terás uma árvore bastante interessante. Wink

Cumprimentos
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Sáb Jan 30, 2010 8:20 am

boas rui, concordo contigo e com o david, por agora vai repousar, alias esta ultima aramação foi feita quatro dias depois da primeira mas só agora é que tirei a foto, e para meu alivio a planta parece estar bem... daqui a dois anos vai ser novamente aramada (espero eu), até lá vai descansar

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 17, 2010 10:06 am

depois de começar a primavera foi retirado o ramo que não fazia parte do desnho final pois a planta estava a rebentar por todos os lados. Mas perdi uma parte do topo, contudo já existem rebentos suficientes para retomar para o ano mais trabalho, por agora foi feita gradualmente uma "compressão", ao longo destes meses fui "apertando" cada vez mais um arame que puxa o topo ligeiramente para o lado esquerdo e para baixo. Falta muito desenvolvimento da massa verde mas agora só com o tempo. A planta foi baptizada de "a cascavel"

Pinus sylvestris 2 Sa+011Pinus sylvestris 2 Sa+012
Pinus sylvestris 2 Sa+013

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Mario Eusebio Seg Abr 19, 2010 8:01 am

Viva Rafael!

Acho que ficou melhor sem esse ramo que referes, embora continue a achar que deves fazer algo mais para tornar a linha de tronco mais atraente! Quer seja o inclinar a árvore quer seja a rotação para procurar melhor linha.

Neste momento acho que tens a árvore demasiado estáctica para um Bunjin.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Seg Abr 19, 2010 4:49 pm

boas mario, concordo perfeitamente com o que dizes, mas por agora o quero começar a tratar da madeira morta junto ao nebari, estou ainda apenas uns desenhos na cabeça mas estou aberto a sugestões.....

quanto a parte aérea penso deixar crescer a massa verde, alias já começou a lançar novas agulhas Very Happy




Pinus sylvestris 2 Cascavel+008Pinus sylvestris 2 Cascavel+010
Pinus sylvestris 2 Cascavel+011

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Qui Set 09, 2010 9:25 am

esta planta apesar de não estar muito forte, respondeu de uma forma positiva desenvolvendo varias velas, foi ligeiramente aramada.... ainda nada está muito bem definido, ainda necessita de uns largos anos para se poder chamar de bonsai...mas no seu percurso está assim

falta ainda trabalhar toda a madeira, algo farei quando a planta mostrar que pode ser feito, falta compactar toda a massa verde, mas verdade e que ocorreu backbudding este ano (sinal positivo), como o david dizia o movimento da antiga frente era demasiado monótono, por agora acho que a nova frente será mais dinâmica...

os dois ramos principais terão que ser ajustados, basicamente o que tenho feito todo este tempo é move-los lentamente durante varios dias apertando os tensores gradualmente

existe também conicidade invertida devido aos ramos que cortei, essa madeira terá que também ser trabalhada....

mas por agora está assim


nova frente???
Pinus sylvestris 2 HPIM1833


Pinus sylvestris 2 HPIM1832
Pinus sylvestris 2 HPIM1829[

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  rafael baptista Ter Set 13, 2011 10:14 am

para actualizar o tópico......

foi feito uma estilização hoje..... nada de muito profundo, mais umas pequenas eliminações de ramos e uns arames.....
Embora pela foto não seja visível toda a planta foi "puxada" para baixo e para a frente, em direcção ao observador...

ainda nao estou contente com a "forma" ou direcção do ramo pendente, não sei bem mas algo não bate certo...(ando confuso, hehe)

muito ainda falta, aumento de massa verde será necessário.... a planta caminha lentamente para um desenho penso eu mais agradável....

desculpem pela qualidade da foto



Pinus sylvestris 2 DSC01200


Última edição por rafael baptista em Ter Set 13, 2011 10:23 am, editado 1 vez(es)

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty ...

Mensagem  rafael baptista Ter Set 13, 2011 10:22 am

..

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Nelson Lopes Qua Set 14, 2011 2:02 am

Boas Rafael,

bem, esse tronco é do caneco. Não é fácil arranjar um ângulo...
Está melhor do que com aquele S muito vincado, mas agora faz-me lembrar uma foice...

Gosto mais do movimento do tronco na primeira foto de Setembro do ano passado quando buscas novas frentes, mas esse aí tem a questão da massa verde "fugir" para trás certo? Como digo: não é fácil.

Começa-se a notar no entanto i início da definição de patamares e a imagem no topo está a ganhar forma. Quanto ao ramo pendente: e se o mesmo tivesse um movimento para a esquerda e para a frente?! Se ocupasse aquele vazio criado pela meia-lua do tronco se calhar disfarçava um pouco. Isto eu a pensar alto sem qualquer regra de estética que possa suportar essa ideia...

Um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus sylvestris 2 Empty Re: Pinus sylvestris 2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos