Kaede shohin - estaca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kaede shohin - estaca

Mensagem  Pedro G C Almeida em Ter Jan 04, 2011 1:10 pm

Olá Pessoal,

Tem-se falado muito sobre caminhos a seguir no bonsai, desde o yamadori ao cultivo. Neste fórum há muitos bons exemplos da via do yamadori, mas ainda muito poucos com plantas cultivadas. Este pequeno tridente é uma modesta contribuição. Smile

A planta teve origem numa estaca colhida em Fevereiro de 2007, há 4 anos. Ao fim do primeiro ano, quando a transplantei, apercebi-me de que o nebari não era grande coisa, havia apenas uma raíz dominante a crescer de um dos lados do tronco. Nessa altura decidi meter o tronco (com talvez 0.5cm de diâmetro) através do orifício central de um cd, mesmo até à base. A árvore ficou a crescer assim durante 2 anos e no outono de 2009 o cd tinha bloqueado a passagem da seiva para as raízes, o tronco tinha engrossado consideravelmente e uma grande quantidade de raízes finas tinham surgido por cima do cd e cresciam na horizontal. Infelizmente não tenho fotos desta fase do projecto.

Em 2009 podei a árvore, parti o cd, cortei as raízes que estavam por baixo e transplantei para um escorredor em kiryu puro. A árvore ficou a crescer livremente durante 1 ano até que a voltei a podar há cerca de 1 mês. Agora já começou a rebentar e fiz novo transplante, desta vez para o seu primeiro vaso de bonsai. O nebari ainda está muito encoberto, mas é perfeitamente radial com um diâmetro de uns 8cm e as raízes fundiram-se. O tronco tem 3cm de diâmetro e altura é de 3.5cm.

O rebento que será o topo já está a abrir e será orientado para a direita. Planeio o sashi-eda para a esquerda mesmo na saída deste rebento (já há lá um botão prestes a abrir). A altura total deverá ser de 12cm, planeio uma árvore muito elegante.

Finalmente, depois de tanta conversa, a foto: Smile



Penso que serão necessários mais 5 anos até que a ramificação terciária comece a ficar decente e em apenas mais 1 ano a estrutura básica deverá estar definida. Se tudo correr bem, esta árvore será um shohin apresentável em cerca de 10 anos de cultivo e a partir de uma simples estaca. A meu ver, é encorajador! Smile

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindas, embora eu saiba que o projecto ainda está muito no início. Nos próximos dias tirarei melhores fotos e actualizarei o tópico.

Cumprimentos,
Pedro


Última edição por Pedro G C Almeida em Qua Jan 05, 2011 4:59 am, editado 1 vez(es)

_________________
http://koyobonsai.blogspot.com/

The shroud of the dark side falls
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 38
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  João Pires em Ter Jan 04, 2011 3:57 pm

Olá Pedro,

Olha, não conhecia esta técnica do CD. Mas faz todo o sentido (partindo do principio que não é um CD de música boa... Wink senão é melhor pensar duas vezes...lol). Agora fora e brincadeiras... O projecto está no começo, mas num bom começo! O principal já lá está. Nebari e tashiagari. O resto é construir e num tridente, não faltará muito tempo, com certeza, para ver optimos resultados a aparecer cheers
Por agora, não dá para acrescentar muito mais do que um sincero Parabéns!

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Diogo Constante em Ter Jan 04, 2011 4:17 pm

Boas

o curioso neste projecto, para já, é mesmo o modo como, desde cedo, o encaminhaste...
Já conhecia a técnica do CD, mas nunca a usei. Um caso a pensar!

Parabéns e obrigado pela partilha Smile
Cump.
avatar
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 27
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Jan 05, 2011 2:03 am

Viva Pedro!

Já muito temos falado sobre este ácer!

Já tinha visualmente uma ideia, mas não o via tão "petit", a base é excelente e estou a ver uma árvore com conicidade á semelhança dos outro ácers tridente shohin que tens!

Conforme já foi dito, parabéns e aguardamos a rápida evolução da árvore!

_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Nuno Encarnação em Qua Jan 05, 2011 2:56 am

Viva Pedro,

Ainda bem que colocas um projecto destes aqui. Eu tenho também alguns nesta fase de desenvolvimento, ou seja, bem no início, feitos a partir de material simples de semente ou estaca e que vou ver se ganho coragem para colocar aqui, embora este teu tem algumas etapas bem avançadas (mais até do que alguns que parecem estar um pouco mais à frente). Tenho um prunus mume que está mais ou menos assim como o teu, embora sem o trabalho de raízes pois tem estado a engordar na mamadeira. Em princípio, neste Outono vou transplantá-lo para um vaso treino e logo vejo como é que estão as raízes. Tenho igualmente um tridente a engordar que está numa fase um pouco mais atrasada do que o teu e ao qual estou a pensar fazer um alporque para melhorar as raízes pois com a grossura actual já não cabe em nenhum CD Smile, mas isso será mais para a frente.

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 41
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Jan 05, 2011 3:36 am

Olá a Todos!

Obrigado pelo incentivo. Smile

João, o cd era um que já estava estragado. E não era música, mas sim dados. (Embora haja cá em casa um cd dos Bon Jovi que seria um excelente candidato, mas não me deixam Very Happy.) E tens razão, o objectivo era conseguir um bom nebari e um tachiagari dinâmico. Por acaso eu planeava um tronco um pouco mais grosso, mas cortei um dos ramos de sacrifício que estavam na base demasiado cedo e se agora eu continuasse com o crescimento livre ia perder a conicidade. Pronto, reduz-se em altura para compensar - o que não é mau, até demora menos tempo - e na próxima terei mais cuidado. Smile Quanto ao resto, o sashi-eda já está a aparecer no sítio certo, o que é muito encorajador. Very Happy

Diogo, acho que o uso do cd faz todo o sentido. Esta ideia surgiu a partir do livro do Peter Adams sobre bonsai com áceres (que é um dos melhores livros por aí e que recomendo muito vivamente a todos os bonsaistas - compra-se facilmente pela Amazon). Ele descreve uma técnica usada por um amigo dele de Surrey, perto de Londres (que é o Ken Leaver, da Windybank bonsai, mas isso não está escrito no livro Wink ), que consistia na utilização de um pires com orifícios feitos com um berbequim. A conversa do cd é uma abordagem mais vanguardista à técnica e penso que o Harry Harrington no seu site fala dela também (www.bonsai4me.com). Portanto, a técnica não é da minha autoria Wink. Mas experimenta, deve funcionar com todas as folhosas que toleram bem alporques, embora se calhar os resultados não sejam tão rápidos como nos tridentes.

Mário, se ficar 1/4 como os outros dois que tenho (que foram importados do Japão) fico muito satisfeito! Esta foi a minha primeira tentativa para desenvolver um shohin de tridente a partir de estaca. O irmão deste está contigo, mas não precisou do cd porque o nebari era bastante radial. E já sabes como sou eu, gosto de árvores pequenas e sou impaciente Wink.

Nuno, pode já ser tarde para um cd nesse tridente, mas podes sempre usar (por exemplo) uma peça de tijoleira e amarrar a árvore a ela. As raízes crescerão na horizontal (se cortares as que crescem para baixo) e se plantares numa caixa grande ou directamente no solo em 2 anos verás um progresso enorme. Mostra esses projectos. Wink

Há um pormenor que é muito importante e que me esqueci de referir e que tem a ver com os entrenós (e aproveito para transmitir umas coisas que me ensinou Oyakata Urushibata). Quando estive em Taisho-en uma das minhas grandes preocupações era perceber os métodos de cultivo. Oyakata é campeão no cultivo de shohin-bonsai a partir de semente ou estaca. Ele explicou-me que depois de um período de crescimento livre os ramos de sacrifício devem ser podados radicalmente apenas na altura em que se fizer o transplante. Isto não tem muito a ver com a saúde da planta, mas sim com os entrenós: ao fazermos isto, retiramos vigor à planta e os próximos rebentos, que surgirão pouco depois do transplante, deverão apresentar entrenós muito curtos que serão usados para construir uma estrutura de ramos principais muito compacta e evitar recurso a enxertos. Isto é particularmente importante nestes tamanhos mais reduzidos. No caso deste tridente, vamos ver como corre. A árvore tinha cerca de 1,8m de altura (há um ano tinha 40cm, portanto 1,4m são do crescimento de um ano apenas!) e as raízes foram reduzidas em cerca de 80%. Penso que até Maio o crescimento será lento e com entrenós curtos, a partir daí e se eu permitir a árvore deverá crescer mais vigorosamente. Usar um vaso pequeno também ajuda (na foto que publiquei não se vê nada de jeito, eu sei, mas ainda hoje devo conseguir actualizar com mais fotos).

Desculpem a mensagem longa e aborrecida...

Abraços,
Pedro

_________________
http://koyobonsai.blogspot.com/

The shroud of the dark side falls
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 38
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Nuno Encarnação em Qua Jan 05, 2011 4:40 am

Pedro G C Almeida escreveu:
...
Nuno, pode já ser tarde para um cd nesse tridente, mas podes sempre usar (por exemplo) uma peça de tijoleira e amarrar a árvore a ela. As raízes crescerão na horizontal (se cortares as que crescem para baixo) e se plantares numa caixa grande ou directamente no solo em 2 anos verás um progresso enorme. Mostra esses projectos. Wink
...

Viva, Pedro.
Por acaso até tinha pensado em fazer isso inicialmente. Estava era à espera de ver como é que estão as raízes, pois elas devem ter engrossado bastante na medida em que o acer está num escorredor que foi colocado em cima de um vaso maior. Como o objectivo tem sido o de aumentar o calibre, tem sido deixado crescer livremente e apenas levou uma poda valente quando perdeu as folhas agora. Vou abrir um tópico novo com esse projecto e o do prunus mume, para animar as coisas.

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 41
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Diogo Constante em Qua Jan 05, 2011 4:58 am

Pedro G C Almeida escreveu:(...) Diogo, acho que o uso do cd faz todo o sentido. Esta ideia surgiu a partir do livro do Peter Adams sobre bonsai com áceres (que é um dos melhores livros por aí e que recomendo muito vivamente a todos os bonsaistas - compra-se facilmente pela Amazon). Ele descreve uma técnica usada por um amigo dele de Surrey, perto de Londres (que é o Ken Leaver, da Windybank bonsai, mas isso não está escrito no livro Wink ), que consistia na utilização de um pires com orifícios feitos com um berbequim. A conversa do cd é uma abordagem mais vanguardista à técnica e penso que o Harry Harrington no seu site fala dela também (www.bonsai4me.com). Portanto, a técnica não é da minha autoria Wink. Mas experimenta, deve funcionar com todas as folhosas que toleram bem alporques, embora se calhar os resultados não sejam tão rápidos como nos tridentes. (...)
Pois...faz todo o sentido. Como tinha dito conhecia a técnica, uma das vezes que a vi aplicada, embora não com CD, mas a ideia é a mesma, foi exactamente pelo Harry Harrington (link)...tem artigos excelentes para iniciantes como eu. Smile
Quanto ao livro não conhecia, referes-te ao Bonsai Design: Japanese Maple, certo? Vou procurar...!

Cump. Smile
avatar
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 27
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Jan 05, 2011 3:06 pm

Olá Pessoal,

Diogo, o livro é Bonsai with Japanese Maples. Podes encontrá-lo neste link.

Como prometido, ficam aqui mais umas fotos que permitem ver melhor o estado da planta:











O sashi-eda a aparecer:



Cumprimentos,
Pedro

_________________
http://koyobonsai.blogspot.com/

The shroud of the dark side falls
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 38
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Diogo Constante em Sex Jan 07, 2011 11:06 am

Obrigado pelo link Pedro.

Bem...estas foto mostram o que eu não me consegui aperceber na 1ª imagem...a base não é boa, é muito boa!
Nunca tinha visto uma planta tão jovem com uma base tão radial...
Parabéns! Smile
avatar
Diogo Constante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 11/11/2009
Idade : 27
Localização : Leça da Palmeira

http://olhares.aeiou.pt/DiogoC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Jan 12, 2011 10:29 am

Olá Diogo,

Obrigado pelo incentivo. Vou ver se nos próximos tempos melhoro a minha aplicação da técnica e consigo uns quantos tridentes que serão disponibilizados para troca - na minha opinião a disseminação de material pela comunidade é um dos objectivos do cultivo (o principal?). Smile

Um abraço,
Pedro

_________________
http://koyobonsai.blogspot.com/

The shroud of the dark side falls
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 38
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kaede shohin - estaca

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum