Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Citrus Shohin

3 participantes

Ir para baixo

Citrus Shohin Empty Citrus Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 16, 2009 3:17 am

Viva!

Há muito que andava á procura duma citrina, tinha preferência pela fortunella, mas é muito dificil encontrar exemplares e os que tenho visto são todos enxertados. Encontrei então este pequeno citrino, que será da mesma familia, pois dá uns frutos do genero da Fortunela mas mais arredondados. Gostei da forma pois foram treinados como prébonsai e vinham em vasos de plástico que denotavam a cultura nesse sentido.

Entretanto transplantei para este vaso e vou começar a reduzir a altura lentamente e a ramificar os ramos nas zonas mais baixas para que o projecto final ronde os 10 cms de altura incluindo o vaso. Neste momento ronda os 13 cms.

Apesar de pequena tem um nebari mais ou menos e a folha é extremamente pequena, mas penso que se pode ainda reduzir mais.

Cada vez estou mais inclinado para este tipo de projectos, pois acredito que uma colecção não deve ser feita só de grandes "nacos" Smile.

Citrus Shohin Bonsai5192

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Citrus Shohin Empty Re: Citrus Shohin

Mensagem  rafael baptista Qua Dez 16, 2009 4:55 am

gosto deste tipo de projectos com material mais humilde, ai se vai ver toda a habilidade da pessoa que trabalha, estou como tu mario, na minha suposta coleção de pre-bonsai existe um pouco de tudo, diversidade, tento ter um exemplo de cada estilo e tamanho, mas cada vez mais me inclino para bonsais mais pequenos, por uma questão de espaço e com o tempo fui desenvolvendo uma paixão pelos pequenos exemplares, claro que gosto de ver arvores grandes e imponebtes mas por outro lado para mim os mais pequenos requerem uma maior concentração e trabalho pois todos os pormenores contam para o desenho final passar de razoavel para uma excelente peça.

em relação á dificuldade de encontar arvores como a tua sem ser enxertada percebo perfeitamente, o meu pai é viveirista, há uns anos só tinha citrinos e lembro-me de enxertar precisamente essa especie nos porta-enxertos mais fracos ou aqueles que tinham sofrido um enxerto sem sucesso, essas plantas eram para vender em hortos como supostos pré-bonsai. O resultado era muito mau pois a marca do enxerto é perfeitamente visivel, mas podes arranjar bons porta-enxertos e enxertar bem baixo e depois um alporque por cima da enxertia resolve esse problema, contudo vai demorar uns 7 anos para ter algo para começar a trabalhar.

Em relação a tua planta, acho que tem potencial e espero ver a evolução

fica bem

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Citrus Shohin Empty Re: Citrus Shohin

Mensagem  Bruno António Sex Out 29, 2010 10:58 am

Viva!

Então novidades da citrina? Não há? Razz Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Citrus Shohin Empty Re: Citrus Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 02, 2010 9:18 am

Viva!

Continua a sua evolução! Já deu flor e uma série de pequenos frutos, deixei apenas dois, quer ver qual é a cor no seu estado maduro!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Citrus Shohin Empty Re: Citrus Shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos