Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

3 participantes

Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Carlos Mocho Sex Jan 06, 2012 11:09 am

Ainda que muito no início desta arte, e embora não tenha nada de impressionante para vos mostrar, quero compartilhar convosco a evolução da minha primeira pré-bonsai, um Acer Palmatum ‘deshojo’ adquirida em fevereiro de 2011.
Assim era quando a comprei:
Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai 110314acer1.th Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai 110314acer2.th Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai 110314acer3.th Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai 110314acer4.th

Tive então a perfeita noção que pese embora o encanto da sua cor e da etiqueta indicar “9 anos”, não tinha ali mais que uma estaca que me poderia servir para começar a aplicar o muito que já havia lido...
O momento para um transplante tinha passado, pois encontra-se já em plena atividade, mas como sabia que ela tinha muito que crescer resolvi proceder a um “falso transplante” mudando-a para um vaso bastante mais generoso. Evidentemente, como é característico de qualquer novato, não consegui ficar quieto e até ao fim de junho fui praticando um pouco a técnica do metsumi, até que a defoliei, pois parecia que as folhas estavam demasiado grandes. Para minha surpresa o defoliamento não provocou a redução de folhas esperada (diga-se de passagem que a havia adubado completa e generosamente), provocou sim uma explosão de brotos que mais tarde me dificultaria muito a compreensão da forma da árvore. Depois de junho, já não lhe toquei mais e só voltei a adubar a partir de setembro.
Em dezembro, observei muitas vezes aquele “emaranhado” de ramos quase despidos até conseguir entender como é que lhe podia mexer, (ou ganhar coragem para o fazer).
Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai 111230deshojo2.th Hummm, eu sei que na foto não parece emaranhado, mas a primeira poda assusta qualquer um!

No início de janeiro ficou assim:(base do tronco: 3 cm; altura: 27cm
Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Deshojo2d.th

Espero para o próximo mês fazer um transplante verdadeiro, mas ainda não sei se devo continuar com o vaso atual ou usar um escorredor (suponho que o escorredor proporcione um desenvolvimento radicular mais fino e mais denso).
Agradeço desde já as vossas críticas e peço desculpa se tudo isto estiver fora do contexto do fórum.

Carlos Mocho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 60
Localização : Aveiras de Cima

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jan 06, 2012 12:26 pm

Viva Carlos!

Antes de mais bem vindo aos tópicos de projectos.

Tenho que te dar os parabéns, pois fizeste as coisas correctas e diferentes do habitual, em que se tenta ter uma árvores com ramalhote e folhas para parecer logo um Bonsai e optaste por "deitar tudo a baixo" e recomeçar a fazer a estrutura de novo, além disso, acho que escolheste uma boas estrutura!

O meu reparo vai para a situação do vaso, no caso dos acer, será melhor trabalhares sempre com um vaso raso para construir ao mesmo tempo o nebari tipico deles!

Força com isso!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Jan 06, 2012 4:37 pm

Olá Carlos,

Sangue novo, porreiro! Very Happy

Falando sobre o ácer, acho que a evolução e as decisões tomadas foram acertadas. Tenho alguns comentários:

1) Há alguma discórdia entre os bonsaistas no que diz respeito à defoliação. Por exemplo, o Mário acha que se deve fazê-la e eu não (mas continuamos amigos). Nos deshojo em particular acho que é contra-producente, uma vez que é uma variedade vigorosa e com ramos normalmente longos e grossos. Para além de não se ganhar muito com a defoliação (o crescimento novo normalmente não é mais compacto), acho que não vale a pena o risco. (A propósito, Mário, o teu deshojo, que veio do Luís Cunha, não será antes um Seigen? A ramificação parece-me demasiado delicada para deshojo...) Aquilo que eu faço é defoliar parcialmente, removo as folhas grandes durante toda a estação de crescimento, quando elas amadurecem, e corto com frequência cerca de metade das folhas das zonas mais congestionadas. Se gostas de áceres, talvez uma boa aquisição seja o livro do Peter Adams. Wink

2) o ideal para melhorar o nebari é plantar estas árvores em caixas de madeira tão rasas quanto possível e muito largas (para as dimensões desta árvore, sugiro uma caixa quadrada com pelo menos 50cm de lado). É também útil usar akadama pura. Isso da leca e de alternativas do género é muito adequado para a maioria das plantas, mas é um facto (pelo menos no meu espaço) que os áceres se dão muito melhor em akadama pura, ou misturada com um pouco de kiryu.

3) é importante que os ramos, especialmente os mais baixos, ganhem calibre suficiente. Isso é incompatível com uma ramificação fina e compacta. Sugiro que deixes crescer livremente os primeiros ramos durante o tempo necessário para que engrossem, julgo que 2 ou 3 anos será adequado. Podes aramar, mas evita podar esses ramos (isso vai atrasar consideravelmente o engrossamento).

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Carlos Mocho Sáb Jan 07, 2012 6:10 am

Obrigado a ambos pelos vossos comentários.

Quanto à defoliação, pelo menos este ano se fizer algo será parcial. Talvez quando a árvore começar a apresentar alguma maturidade volte a tentar, mas por agora é prematuro.
Quanto ao vaso, visto ambos concordarmos basicamente, farei uma caixa de madeira!
Quanto aos ramos mais baixos, é evidente que têm de engrossar “livremente”, mas pelo menos um pouco de metsumi para tentar evitar um tamanho de entrenós excessivo, parece-me conveniente…

Carlos Mocho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 60
Localização : Aveiras de Cima

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Jan 07, 2012 2:41 pm

Olá Carlos,

mas pelo menos um pouco de metsumi para tentar evitar um tamanho de entrenós excessivo, parece-me conveniente…

Foi precisamente por ter receio que quisesses fazer metsumi que disse:

Isso é incompatível com uma ramificação fina e compacta.

Quando se faz metsumi é impossível conseguir aumentar o calibre dos ramos; quando se deixa crescer livremente é muito (muito, muito) difícil conseguir entrenós curtos. Se o que pretendes agora é aumentar o diâmetro dos troncos, não é nada conveniente fazer metsumi. Claro que isto é algo que podes descobrir por ti próprio, através da experiência, mas custa tempo precioso... Wink

A minha recomendação é crescimento livre em todos os ramos que precisam de engrossar. Quando os ramos tiverem calibre suficiente, cortas atrás, esperas nova rebentação e aí sim, como esta árvore é pequena, metsumi em força. (Outra solução seria fazer enxertos para ter controlo absoluto sobre o posicionamento da ramificação secundária, mas normalmente nos áceres isso não é necessário).

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Carlos Mocho Sáb Jan 07, 2012 3:34 pm

Ok Pedro, muito obrigado pela tua explicação!
Foi precisamente por não estar seguro de ser esse o procedimento adequado que fiz este comentário. Se ninguém me respondesse fá-lo-ia com certeza, mas com a tua resposta tão clara, não o farei (se bem que saiba que mais tarde algum terá de ser removido).
A minha pouca experiencia faz-me ter dificuldade em apreciar árvores com cicatrizes muito evidentes, que refletem um crescimento muito acentuado e uma redução drástica de tamanho (claro que há cicatrizes que me parecem belas).
Naturalmente prefiro ver uma árvore madura onde essas operações já estão dissimuladas, daí o medo de deixar crescer para depois cortar muito, mas de facto tenho consciência que por muito que possamos ler, só a experiência nos permite perspetivar determinadas evidências.
Uma vez mais, obrigado!

Carlos Mocho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 60
Localização : Aveiras de Cima

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai Empty Re: Acer Palmatum 'deshojo' - o primeiro bonsai

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos