Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pinus silvestris e 5 agulhas

5 participantes

Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  Varatojo Seg Jun 10, 2013 5:34 am

Saudações a todos.

Tenho reparado em especial na secção de projectos que não há muitam aptencia dos caros colegas pelos pinus.
Sendo os pinus a par dos juniprus as arvores que mais me fascinam, gostava de saber quem por aqui tem experiência com os pinus em especial com os silvestris, nigra e parviflora de 5 agulhas. Tenho alguns exemplares de pre-bonsai muito jovens de viveiro. Procuro por isso alguem com experiência que me possa dar algumas noções basicas no trabalho dessas especies.
Gostava também de saber onde posso encontrar material de viveiro ou sementes em Portugal nestas espécies?
Peço desculpa se por acaso não estou na secção adequada.
Abraço a todos.

Varatojo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 50
Localização : Alcaria - PMS- Portugal/ Villmar - Alemanha

http://americovaratojo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Re: Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  Fernando Bernardino Ter Jun 11, 2013 3:24 am

Estou totalmente de acordo, recentemente chegou-me um pinus sylvestris de Glasgow, que um amigo da Escocia me trouxe na mala, de aviao, e tambem eu gostaria de ouvir as vossas opinioes e concelhos, antes de lhe meter mao, e por a pata... lol!

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Re: Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  Rui Fernandes Ter Jun 11, 2013 2:47 pm

Boa noite Varatojo.

Não tenho experiência com essas espécies, apenas com pinheiro negro (kuromatsu), mas sei que há utilizadores que têm projectos com essas espécies.

Quanto ao pinheiro silvestre sempre tive a ideia que não é uma espécie muito fácil de trabalhar em bonsai e que por isso não se vê muito por aí mas poderei estar enganado.

Vamos esperar que leiam a sua mensagem e possam contribuir para lhe tirar as dúvidas.

Cumprimentos,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Re: Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  luisCunha Qua Jun 12, 2013 5:11 pm

Olá a todos,

O melhor nesta fase será perceber todas as informações relativas ao cultivo e tentar empregar isso nesses projectos. Se os projectos estão numa fase tão inicial não há muitas técnicas que se possam aplicar a não ser dar algum movimento ao tronco e ir escolhendo ramos de sacrificio de maneira a ganhar conicidade. Tenho vários projectos de Pinus silvestrys e alguns estão comigo à uns 3/4 anos e ainda hoje ando a tentar perceber a maneira de optimizar o seu cultivo e tenho a certeza que ainda vou demorar muito mais tempo. Não é uma espécie fácil não!

Abraço!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Re: Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 20, 2013 3:11 am

Viva Pessoal!

Se quiserem posso mover este tópico para o fórum de Cultivo e fitossanidade!?

Varatojo, sem dúvida os pinus são a espécie que mais gosto em Bonsai, muito trabalhosos (isso é que os faz interessantes) mas muito generosos nas respostas quando são bem tratados!!!

A regra de ouro nos pinheiros (e no fundo em todas) é apenas trabalhar árvores com vigor e saudáveis! Em segundo lugar seguir o esquema de cultivo à risca para as várias fazes e nunca teremos problemas...

Varatojo, é muito fácil encontrar sementes de silvestre nas zonas onde eles crescem naturalmente, as outras variedades, será melhor encomendar online.

Eu tenho vários exemplares de silvestre em diferentes fases de evolução e é sobretudo importante "ouvirmos" as plantas e ir trabalhando conforme a sua resposta. Uma coisa muito importante para os pinus, é o sol, eu no meu espaço anterior, tinha pouco sol, por isso, o desenvolvimento era mais complicado, quer a nível de crescimento, quer a nível fungico! Agora, apesar do ano estar a ser atípico em termos de clima, já noto uma diferença abismal em termos de resposta das árvores, em resultado de levarem com sol de manhã até ao final da tarde. Agulhas mais pequenas, grossas e saudáveis.

Depois tens que controlar 4 fazes segundo o estágio de evolução do projecto: Corte de Velas, Corte de Agulhas e entre estas duas, o corte de brotes novos brotes na totalidade e por último selecção de velas para o próximo ano.

Se forem plantas muito jovens e se as quiseres deixar crescer, tens que abdicar destas técnicas e apenas ir equilibrando o vigor pela árvore toda, para contrariar a tendência de crescimento apical!

Mas há uma infinidade de "nuances" que podes ir testando para afinar o cultivo...se um dia quiseres podes fazer uma visita e tens garantida uma boa dose de conversa Smile

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Obrigado a todos pelas vossas respostas, atenção e tempo.

Mensagem  Varatojo Sáb Jun 22, 2013 2:58 pm

Obrigado a todos pelas vossas respostas, atenção e tempo.

No que diz respeito às velas, já reparei por tentativa e erro, que elas reajam de forma diferente em diversas alturas, e se a isso juntarmos o facto de se poder cortar parcialmente ou totalmente a vela isso aumenta muito as possibilidades. depois as espécies não reajam todas da mesma forma. umas so crescem para a frente, outras rebentam ao lado e tenho outra ainda que rebenta sempre no principio do ramo ou por baixo das velas velhas mas nunca a meio do ramo. 

depois temos as agulhas.
ainda não consegui perceber qual é a função de arrancar ou cortar as agulhas. Já me disseram que se arrancar as agulhas com muito cuidado uma a uma sem danificar a bainha que é possivel  promover o aparecimento de velas novas. zero ainda não tive sucesso, talvez nao o tivesse feito na epoca certa. 

Depois temos os 5 agulhas. coisa mais linda. nao tem padroes de crescimento, desemvolvimento parecidos com os primos de 2 agulhas. ainda estou a estudar e a observar a forma como reagem. dá a impressão que quanto mais os corto em cima mais vigor ganham. ainda nao percebi como se faz desenvolver os ramos imferiores. a sua grande virtude para alem da beleza e suavidade ao tacto e cor das agulhas, é a maleabilidade dos ramos. é no entanto algo difícil imprimir conicidade ao tronco principal.

Se quiseres mudar para o tópico de cultivo e fitossanidade por mim tudo bem Mario.

Vamos continuando a observar e a aprender. erro a erro.

Abraço a todos e mais uma vez obrigado.

Varatojo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 50
Localização : Alcaria - PMS- Portugal/ Villmar - Alemanha

http://americovaratojo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pinus silvestris e 5 agulhas Empty Re: Pinus silvestris e 5 agulhas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos