Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Suber yamadori

+4
Mario Eusebio
Nuno Encarnação
Bruno António
Vitor Meireles
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Abr 28, 2010 3:18 pm

Olá Pessoal,

Isto está animado! Very Happy

Vitor, admiro a tua postura. Claro que acho que não devias ter recolhido a árvore sem ter mais informação, mas tu próprio já sabes isso e admites! Agora é andar para a frente e isso passa por fazer o melhor possível para assegurar o futuro da planta. Se não correr bem é preciso aprender com o que acontecer e usar isso para melhorar no futuro. Very Happy

Rafael, agrada-me a tua visão científica e crua deste tema. Nós sim, temos consciência, não as árvores. Wink

"Se vier a morrer será a primeira e não será a ultima!" esta tua frase demonstra o teu respeito perante as árvores e demonstra-me que não aprendeste com este teu primeiro erro.

David, ias ficar chocado em Taisho-en. Nunca vi ninguém com tanto respeito pelas plantas como o mestre Urushibata... e perdi a conta às árvores mortas ou em vias disso que lá estavam. Quando lhe perguntei porque tinha morrido um kuromatsu fantástico, ele encolheu os ombros e respondeu que não sabia. Depois disse-me que até ao fim da vida dele ia matar muitas mais árvores, muitas delas bem melhores que esse pinheiro e que a única forma de não matar árvores é não fazer bonsai. Depois disto até me senti envergonhado por ter perguntado...

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua Abr 28, 2010 3:34 pm

Possivelmente a coisa mais sensata que ouvi desde que me iniciei nesta arte, ao silêncio me remeto. Obrigado pela partilha Pedro.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Convidad Qua Abr 28, 2010 4:50 pm

Mário

Penso que tenho direito ao contraditório, mesmo que não tenha entendido bem as referências que fazes na tua resposta. Será de mim ou soou um pouco a "doer-se" por outros?? Acho que ainda somos amigos, por isso como amigo, agradeço que não tires ilações sobre mim qualquer que seja o teor. Prefiro que o faças pessoalmente e não me uses para provar os teus argumentos, até porque existe muita coisa que desconheces sobre mim e sobre o meu trabalho. Sabes bem que sempre resguardei o meu próprio trabalho e nunca o usei para promover a minha imagem, nem nunca "puxei dos galões". Como já te disse em conversas passadas o know-how de todos nós, aqui em Portugal, é tão limitado que até é parvo andarmos a discutir sobre protagonismo, se bem que é verdade que algumas pessoas usam os fóruns para esse efeito. As minhas participações nos fóruns são esporádicas e tu és o primeiro a incentivar-me a ser mais activo no fórum, ora se dou uma sugestão mais franca fica um pouco mal ser atacado sem grande lógica para isso - como eu já disse, cabe ao Vítor decidir o que fazer com o sobreiro. Quanto a mim, preocupo-me apenas e só em fazer as minhas coisas, quem gosta gosta quem não gosta, respeito. Segundo, nunca usei a palavra como arma de arremesso em nenhum fórum, falar aleatoriamente sem conhecimento dos factos é desperceber o porquê de em determinadas alturas ter respondido a A ou B - é preciso analisar o que foi dito e o contexto e validade da minha resposta. Terceiro, a conversa gira em torno do sobreiro do Vítor e pelo meio surgiu uma pequena questão entre mim e o Pedro. Como tal, nessa questão não tens o direito de te intrometer, é algo que a ser discutido, publicamente ou até preferencialmente de forma privada será entre mim e o Pedro. É algo que não te fica bem! Por fim quem analisa o fio condutor das respostas nestes tópicos facilmente se apercebe de 2 realidades nas quais cada vez mais acredito - "as pessoas não pensam pela sua própria cabeça e limitam-se a formar grupinhos (dentro ou fora da internet) que defendem tiranicamente os seus colegas nem que para isso sacrifiquem a razão" e "os fóruns tem sido um veículo que prejudica o espírito do bonsai e que poucos benefícios acrescenta à sua prática". Se quiseres continuar o "assunto" sugiro que o façamos pessoalmente. Aliás tive pena de só agora ver a tua resposta porque senão tínhamos conversado hoje no atelier.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Vitor Meireles Ter maio 25, 2010 10:54 am

Uma pequena atualização apenas para mostrar o desenvolvimento dos rebentos... Estou cada vez mais optimista na recuperação deste Quercus...

Quercus Suber yamadori - Página 2 6ol5qq

Quercus Suber yamadori - Página 2 205p0so
Vitor Meireles
Vitor Meireles

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 37
Localização : Carvalhosa - Paços de Ferreira

http://experienciabonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Vitor Meireles Ter Mar 15, 2011 4:23 pm

Este Quercus Suber é um exemplo de que nem só de mestres vive o Yamadori...

Já vai com mais de um ano de recuperação e a contradizer alguns que decretaram logo desde o inicio a sua sentença de morte! Vai continuar este ano em repouso e para o próximo começam as intervenções...

Quercus Suber yamadori - Página 2 1218gsl
Vitor Meireles
Vitor Meireles

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 37
Localização : Carvalhosa - Paços de Ferreira

http://experienciabonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Henrique Leite Qua Mar 16, 2011 12:44 pm

Ola Vitor.

E so para te dar os meus Parabens ja que conseguiste aguentar a vontade de mexer nesse Sobreiro no mesmo ano da recolha!!!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Suber yamadori - Página 2 Empty Re: Quercus Suber yamadori

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos